terça-feira, 22 de abril de 2014

Plano de Aula - Atividade 5 - Contos para ler, refletir e escrever

Contos para ler, refletir e escrever

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar elementos da narrativa: narrador, tempo, espaço, ação, personagens e sequência de fatos ordenados no tempo;
  • Ouvir, ler, escrever e recontar contos;
  • Desenvolver atitudes de respeito durante a escuta e a fala do outro;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Localizar e inferir informações nos textos lidos;
  • Planejar a fala adequando-a aos diferentes contextos comunicativos;
  • Desenvolver o prazer pela leitura e apreciar a escuta de histórias;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Desenvolver atitudes favoráveis à leitura;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Interessar-se pela escrita e pela fala como um instrumento de interação;
  • Ampliar os conhecimentos acerca do gênero textual: conto;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Também é importante que eles já tenham entrado em contato, mesmo que oralmente, com o gênero textual: contos. Além disto, é preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Programa Um Computador por Aluno - UCA.
Estratégias e recursos da aula
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ela tem como parâmetro o programa da TV Escola: Um mundo de letras. Nesta série é possível ter contato com questões relativas à alfabetização, letramento e cidadania, levando em consideração as diferenças culturais do país e as peculiaridades da Língua Portuguesa em cada região.
Optamos por utilizar o vídeo UM MUNDO DE LETRAS - PGM. 2: PODER DAS HISTÓRIAS, disponível no Sítio “TV Escola”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4305>. Acesso em: 15 de out. 2013.
Conto Latino-Americano
Fonte: Sítio: "TV Escola. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4305> . Acesso em: 15 de out. 2013.

Professor, sugerimos que antes de realizar as atividades que propomos neste planejamento, você assista ao vídeo, o mesmo tem duração de 26 minutos. Por meio dele você terá oportunidade de verificar a importância de ler e contar histórias. Além de poder pensar sobre a valorização da leitura e da escrita enquanto atividades fundamentais na formação intelectual do indivíduo. Acreditamos que cabe a nós educadores, a responsabilidade e o importante papel de impulsionar o processo de gostar de ler. É preciso perguntar sobre nossos objetivos e estratégias, buscando, dessa forma, nosso melhor desempenho e também de nossos alunos, em relação à leitura.
Desenvolvemos nosso planejamento lançando mão do conto “Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante” (ROBERTS, Lynn. Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante. São Paulo: Zastras, 2009.).

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Conto Latino-AmericanoMotivando os alunos...
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-4.jpg>. Acesso em: 15 de out. 2013.
Professor, para descobrir o que os alunos já sabem sobre o universo dos contos populares, organize-os em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre contos maravilhosos ou contos populares. Você poderá iniciar a conversa apresentando alguns fragmentos ou resumos de histórias. Apresente, por exemplo, os textos abaixo e em seguida estabeleça um diálogo para que os alunos possam identificar a que conto elas pertencem. Para expor, você poderá utilizar recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou DVD apresente à turma.

Depois da morte de seu pai uma jovem passou a ser maltratada por sua madrasta e três irmãs invejosas. Ela tornou-se empregada da casa e teve como amigos apenas os animais que a rodeavam. Mas um dia tudo isso mudou. Apareceu uma fada madrinha.
______________ (Cinderela)
Era uma vez, três animais que viviam na floresta. Cada um deles construiu a sua própria casa. Um deles construiu uma casa de palha, o outro de madeira e o outro de tijolo. Eles eram felizes até que apareceu um lobo que queria comê-los.
_______________ (Os três porquinhos)
Mamãe pata encontrou um estranho ovo no meio dos seus ovos. Numa bela tarde, a mamãe pata vigiava sorridente os ovos de sua ninhada. De repente as cascas partiram e foram surgindo seus patinhos amarelos. Mas, faltava um ovo! Era maior e mais escuro do que os outros e continuava fechado, até que aquele começou a estalar e surgiu um filhote diferente.
______________ (O patinho feio)
Um menino foi ao mercado vender uma vaca. Quando chegou lá, um estranho lhe propôs trocar cinco feijões pela vaca. Ao chegar em casa sua mãe fica brava e o menino joga os feijões pela janela. Enquanto o menino foi dormir, os feijões germinaram e aconteceu algo bem diferente dos feijões que costumamos plantar.
_______________ (João e o pé de feijão

Observação: Durante o diálogo, ouça as opiniões dos alunos. Faça questionamentos sempre que necessário, para que seja feita uma exploração coerente da temática de nossa aula. Ao responder seus questionamentos, chame a atenção dos alunos para o fato de que, por meio das histórias orais ou escritas, podemos conhecer a história do tempo e do espaço em que as pessoas vivem, podemos conhecer a cultura de um povo. E que os contadores de histórias garantem a conservação e continuidade de histórias contadas de boca em boca.
Converse com os alunos sobre o fato de que geralmente ouvimos histórias antes mesmo de aprender a ler. Indague sobre outras histórias que eles conhecem sem serem aquelas apresentadas. Você poderá perguntar se eles conhecem as histórias: Chapeuzinho Vermelho, a Branca de Neve, A bela adormecida, O gato de botas...
Aproveite para informá-los que durante alguns dias estudaremos sobres contos.

Professor, geralmente ouvimos histórias antes mesmo de aprender a ler. As histórias citadas anteriormente, e outras são conhecidas como contos. Muitas delas são criações tão antigas que ninguém sabe exatamente de onde vieram. Eram contadas de pai para filho, em diferentes países, assim, ficaram conhecidos como contos populares. Conforme Parafita, “o conto popular, também conhecido como conto tradicional, é um texto narrativo, geralmente curto, criado e enriquecido pela imaginação popular e que procura deleitar, entreter ou educar o ouvinte. A sua origem perdeu-se no tempo. Ninguém é dono e senhor dos contos populares. Por isso, cada povo e cada geração contam-nos à sua maneira, às vezes corrigindo e acrescentando um ou outro pormenor no enredo. Daí o provérbio: Quem conta um conto acrescenta um ponto”. (PARAFITA, Alexandre. Histórias de arte e manhas. Lisboa: Texto Editores, 2005, p. 41.).
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, antes de contar ou ler um conto para a turma, proponha aos alunos, a atividade de casa a seguir. Registre-a na lousa e peça que copiem em seus cadernos de Língua Portuguesa.
     Ortografia
Vamos escrever alguns contos que você conhece? Você poderá pedir ajuda aos seus familiares, durante a realização da atividade.
Então, vamos lá!! Escreva a seguir os contos que você conhece:
_________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, retome a atividade proposta na atividade de casa.Escreva as respostas na lousa, assinale os títulos que forem repetidos, assim você poderá, em outro momento, fazer um gráfico com os contos conhecidos pela turma.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos
      COMUNICACAO

Professor, selecione um dos contos registrados na aula anterior para trabalhar com seus alunos.  Após a escolha, levante as hipóteses dos alunos sobre o mesmo. Pergunte-lhes se o conhecem e sabem por que ele recebeu esse nome; quais são os personagens, dentre outras questões. Em seguida, convide a turma para conhecerem algumas versões para esta história. Acompanhe a turma ao Laboratório de Informática, a fim de realizar a atividade que propomos.

Professor, o vídeo é um recurso pedagógico que utilizamos com um objetivo específico. Neste caso, o objetivo é realizar atividades lúdicas que (re) conte a história “Chapeuzinho Vermelho”. É importante que você já tenha conhecimento das diferentes versões para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes às mesmas. 

Vídeos da História Chapeuzinho Vermelho poderão ser acessados em:
Fonte: Sítio: “Youtube”- Chapeuzinho Vermelho. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=77IP-eQIBDQ>. Acesso em: 16 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Youtube” Chapeuzinho Vermelho. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=bZi4tZcQYAM>. Acesso em: 16 de out. 2013.

Para ouvir diferentes versões da história “Chapeuzinho Vermelho” você poderá acessar o Sítio: Portal do professor acessando os endereços:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9682>. Viagem no tempo: parte 1 [Categorias Literárias]
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16072>. Viagem no tempo: parte 2 [Categorias Literárias]
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16073>. Viagem no tempo: parte 3 [Categorias Literárias]
Você também poderá utilizar o filme “Deu a louca na Chapeuzinho”.
Fonte: Sítio: “Youtube” – Filme: Deu a louca na Chapeuzinho. Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=hNUVNyNP1D4 >. Acesso em: 16 de out. 2013.

Observação: O trabalho a ser realizado após o vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após assistir ao mesmo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:
  • O que cada aluno achou do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação às cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção.

Para ler algumas versões da história acesse o Sítio: “Educar Brasil”. Disponível em: <http://173.203.31.59/Userfiles/P0001/File/Chapeuzinho%20Vermelho%20-%20Irm%C3%A3os%20Grimm.pdf>. Acesso em: 16 de out. 2013.
Ou o Sítio: “Usina de Letras ”Disponível em: <http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2056&cat=Infantil>. Acesso em: 16 de out. 2013.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  
Conto Latino-Americano Leitura de um conto

Professor, tendo em vista que você é um modelo de leitor para os alunos, faça a leitura da história “Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante” (ROBERTS, Lynn. Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante. São Paulo: Zastras, 2009). Esta obra faz parte do acervo complementar do PNLD 2013.  Antes de ler, informe o nome do poema e do autor, e relate alguns dados biográficos do mesmo.
Para ter acesso a história acesse o Sítio “Contos”. Disponível em: <http://www.minhaescolaweb.com.br/CONTOS/chapeuzinhoborbulhante.html>.  Acesso em: 18 de out. 2013.
Com base na leitura do título e, depois na observação das ilustrações da capa do livro, despertando o interesse deles para o texto, conte ou leia a história indicada.
Depois da leitura, dialogue com a turma sobre as impressões causadas pela história, o que cada aluno compreendeu e trabalhe outras questões que possam aparecer no decorrer da discussão. Faça uma comparação entre algumas versões da história, aproveite as que você leu na aula anterior. Compare o final das histórias, explore elementos presentes nas versões: cenário, cores e características de cada um. Caso as características não tenham sido notadas pelas crianças, chame a atenção para elas, releia algumas descrições e converse sobre a linguagem literária e os efeitos que ela produz no leitor. Você poderá estabelecer um diálogo comparando as versões a partir das questões:
  • Alguma coisa chamou especialmente a sua atenção nas histórias lidas? O quê?
  • Compare as diferentes descrições das moradias onde Chapeuzinho Vermelho vivia? Como era cada uma delas?
  • Como os autores descrevem Chapeuzinho Vermelho nas duas versões? Em ambas ele um menino? Qual a diferença entre as versões lidas?
  • O que o lobo usou para se disfarçar de vovó?
  • Como os autores descrevem a floresta? O que tinha nelas?
  • Que acontecimentos chamam a atenção de Chapeuzinho fazendo-o se distrair pelo caminho que o levava a casa da avó? Que estratégias Chapeuzinho Vermelho utilizou para que o lobo não o devorasse?
  • Nestas versões há diferenças nas perguntas e respostas do diálogo entre o Chapeuzinho Vermelho e o lobo? Quais são elas?
  •  Como os autores descreveram o salvamento da avó de Chapeuzinho Vermelho?
  • Que fim levou o lobo nas versões que estamos comparando?
  • Você gostaria que algo tivesse acontecido de forma diferente? O quê?
  • Você já ouviu algum conto parecido com este? Como ele era? Que pessoa lhe contou o referido conto?
  • Se você pudesse dar um recado para Chapeuzinho Vermelho, o que diria a ela? E para a vovó e o lobo, o que você diria?
  • Dentre outras.

Ouça as opiniões dos alunos, o importante é valorizar a ideia de cada aluno. Argumente que as histórias podem ter finais diferentes dependendo de quem as escrevem ou títulos diferentes dependendo do autor da história e todos eles poderiam dar outro rumo à mesma história inventando a sua.

Observação: Se houver mais de um exemplar do livro na escola, disponibilize-os na sala de aula para que os alunos manuseiem, apreciem as ilustrações e leiam no próprio texto. Você poderá contar uma versão de cada vez e em seguida estabelecer um diálogo, como sugerido anteriormente, ou seja, uma atividade que seja possível propor a análise de recursos linguísticos que tornam a obra singular e atraente para o leitor.

 Professor, você poderá utilizar algumas estratégias para ler o texto, por exemplo:
  • leitura do texto com entonação característica, ao dar voz aos seres inanimados;
  • leitura com pausa em partes estratégicas para observar se os alunos estão atentos ao que estão ouvindo. Você poderá perguntar: “O que vocês acham que vai acontecer agora”?;
  • leitura divertida, representando um dos personagens do texto a ser lido.

Chapeuzinho 
Capa do livro: ROBERTS, Lynn. Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante. São Paulo: Zastras, 2009.
Fonte: Acervo da própria autora.

 Sinopse
Esta história se passa em um ambiente do século XVIII, com vestuários e perucas adequadas à época. Chapeuzinho vermelho, que na verdade é um menino chamado Tomas, vive com os pais e tem uma avó rica e elegante.  A caminho da casa da avó, Chapeuzinho Vermelho parou para colher algumas maçãs na floresta e tirou o casaquinho, afinal, não queria estragá-lo ao apanhar as maçãs. O Lobo, rouba seu casaquinho, consegue vesti-lo, apesar de não ser o seu manequim, chega à casa da avó  e consegue enganá-la. Após comer a vovó e tentar comer Chapeuzinho, o lobo, tratado nesta obra de forma politicamente correta, é convencido a tomar um famoso refrigerante muito borbulhante. Este acontecimento salva a vida de Chapeuzinho e da avó, além de tornar o lobo dependente da bebida.

Ressaltamos que de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quanto maior for a experiência de ouvir e ler textos, mais organizada será a produção de sentidos por parte do leitor. Conforme Brainer, Teles, Leal e Cavalcante (2012, p. 17.) “Em relação à leitura de textos, no primeiro ano do Ensino Fundamental, é muito importante a realização de leitura em voz alta pelo professor. Nestes casos, o professor assume o papel de ledor e, ao mesmo tempo, de mediador da discussão. Se forem realizadas escolhas de textos interessantes ao público infantil, a situação será lúdica. O professor, ao fazer uma leitura expressiva, empolgada do texto, motiva as crianças a participar da conversa e a desejar que outros textos sejam lidos. Assim, ressaltamos a importância dos textos literários, que ao longo da história da humanidade vêm encantando gerações. (BRAINER, Margareth, TELES, Rosinalda, LEAL, Tema Ferraz; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Que brincadeira é essa? E  a alfabetização? In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ludicidade na sala de aula.  Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, p. 14-21, 2012.). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 19 de out. 2013.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 
Utilizando o caderno de Língua Portuguesa, faça as atividades propostas a seguir. É necessário que os alunos relembrem a história “Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante” antes de iniciá-las. Se possível, organize os alunos em grupos e providencie um livro para cada grupo, desta forma terão mais facilidade em responder as questões.
        Marchinhascarnaval6

1- Pensando na história “Chapeuzinho Vermelho: uma aventura borbulhante”, responda as questões a seguir. (Professor, as questões mais simples de compreensão inicial, por tratarem dos elementos localizáveis no texto, realizamos oralmente durante o desenvolvimento da atividade 4 deste planejamento. Agora, vamos tratar de elementos da narrativa: narrador, tempo, espaço, ação, personagens e sequência de fatos ordenados no tempo. O narrador é quem conta o que acontece com as personagens. E é claro que os acontecimentos vividos pelas personagens ocorrem num lugar e num tempo. Mas, nem sempre se pode saber exatamente numa história onde e quando ela se passa.).

a-  Quem são as personagens principais do conto?
______________________________________________________________________ (Chapeuzinho Vermelho, o lobo e a vovozinha.)

b- Quem conta a história?
______________________________________________________________________ (O narrador.)

c- Numa história pode haver narrador e personagens. Copie do texto alguns parágrafos que registram a fala de personagens.
_______________________________________________________ (Resposta pessoal.)

d- Nessa história houve participação maior do narrador ou dos personagens?
 ________________________________________________________ (Do narrador.)

e- Onde a história se passa? (Espera-se que o aluno responda que desconhece o lugar, porque não há nenhuma referência explícita a ele. Aceite a resposta previsível: num país bem parecido com o nosso.).
______________________________________________________________________

f- Quando a história se passa?
Assinale com um X a resposta correta.
(    ) em um tempo próximo aos dias de hoje.
( x ) em um tempo passado.

g-  Copie do texto as palavras ou expressões que indicam tempo.
_______________________________ (Podem copiar: há muito tempo; certo dia; de repente; enquanto isso; em um segundo; suficiente para uma semana; enquanto o lobo; dali em diante; a cada semana.). 

2- Agora, dê sua opinião:

a - O que você achou da história? Você a contaria para alguém? Por quê?
______________________________________________________________________

b - Se você pudesse escrever outro final para a história, como seria?
___________________________________________________________________

c - Troque de caderno com um colega para você ler a resposta das últimas atividades. Dê seu parecer, escrevendo um bilhetinho para ele dizendo o que você achou da resposta dada. (Professor, reforce a necessidade dos alunos valorizarem a escrita do colega. Informe-os que quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões.).

3- Numere as frases na ordem em que os fatos ocorreram. (Professor, é importante que os alunos exercitem o estabelecimento de uma cronologia dos fatos. O exercício de sequenciação de fatos é uma habilidade fundamental, pois contribuirá para a apropriação do conhecimento em diferentes disciplinas.).
( 4 ) O lobo abotoou a roupa, sentou-se à mesa e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho.
 (  1 ) Chapeuzinho Vermelho começou a preparar sua visita à casa da avó.
 ( 6 ) Toda semana Chapeuzinho Vermelho deixava um garrafão de refrigerante borbulhante para o lobo.
 (  3 ) O lobo se espremeu para caber no casaquinho do menino.
 (  5 ) Chapeuzinho Vermelho lembrou-se de sua cesta e teve uma ideia.
 (  2 ) Chapeuzinho Vermelho vestiu seu casaquinho e saiu para casa da avó.

4- Escreva dois adjetivos (qualidades) para:
menino ______________            ________________
lobo      _______________            ________________
vovó      _______________            ________________
mamãe ______________            ________________
viajantes ______________            ________________

5- Complete o quadro com:

Diminutivo  Aumentativo      Plural
menino
doce
chapéu
garrafa
vestido
cesta

Observação: Caso seja necessário você poderá agendar outro horário para a continuidade das atividades propostas. Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você professor adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar, ou acrescentar atividades que possam ampliar os conhecimentos da turma. 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Conto Latino-Americano  Produção de texto: conto e reconto

Produção coletiva
Professor, proponha para a turma uma produção textual, que poderá ser um texto oral e/ou escrito. Pesa que pensem sobre a história “Chapeuzinho vermelho: uma aventura borbulhante”. O objetivo, neste momento, é recriar o conto trabalhado. Se você preferir poderá produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos.
Sugerimos que você faça assim:
  • Relembre os acontecimentos do conto;
  • Discuta o que precisa ser mudado para que se transforme em uma nova história;
  • Planeje um roteiro de produção: faça perguntas à turma sobre o que gostaria de mudar para que se transforme em uma nova história; (Professor, esclareça que não é necessário seguir todos os acontecimentos da história original: podem eliminar alguns e criar outros; podem eliminar ou criar outras personagens.)
  • Discuta sobre como iniciar o conto;
  • Planeje a sequência dos acontecimentos até o final da história;
  • Consulte o roteiro da produção;
  • Ajude o professor a escrever o texto na lousa;
  • Releia o texto para verificar se os acontecimentos principais da história foram registrados;
  • Escreva o título;
  • Copie e ilustre o texto.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord acessando (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.
Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Ao finalizar o texto, providencie a impressão do mesmo para os alunos.

Produção individual ou em pequenos grupos
Esta atividade também poderá ser realizada individualmente ou em duplas. No último caso, se você quiser, defina papéis: o aluno com mais facilidade para a escrita será o escriba, enquanto o outro colaborará com ideias. Porém, ambos precisam discutir o que deverá ser escrito. Oriente para que dialoguem e decidam todos os passos da produção.
Leitura dos textos produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno de Língua Portuguesa ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:
  • Escreveu o título;
  • Escreveu o texto na sequência planejada dos fatos;
  • Usou parágrafos;
  • Separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha;
  • Usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens;
  • Usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases;
  • Cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras;
  • Usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! ;
  • Conseguiu resolver a situação problema apresentada.

Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita você poderá pedir que um aluno faça a leitura do seu texto. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

Aproveite a temática de nosso planejamento e organize rodas de histórias ou sessões de leitura a cerca de outras histórias que têm como personagem lobo. Mas, não se esqueça: é muito importante oferecer um repertório seleto de títulos, considerando principalmente a qualidade dos textos, o interesse e a preferência dos alunos.
Lembre-se: Ao realizar qualquer atividade é importante que exista diálogo e/ou registro. Durante a execução faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se os alunos tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.
Sugestões de histórias:
BELLINGHAUSEN, Ingrid. Os três porquinhos. Rio de Janeiro: Difusão Cultural, 2006
PIMENTA, Marcos Aurelius; TORERO, José Roberto. Chapeuzinhos coloridos. São Paulo: Objetiva, 2010.
ZANETTI, EloI. Ruivão: o lobo bom com cara de lobo mau. São Paulo: Lazuli, 2009.
MATUCK, Rubens.O lobo guará. São Paulo: Biruta, 2003.
ABU, Angelo. Chapeuzinho Vermelho e as cores. São Paulo: Lemos Editorial-ME, 2012.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Conto Latino-Americano Trabalho interdisciplinar

Professor, este planejamento possibilita um trabalho interdisciplinar, sugerimos os conteúdos a seguir para que o trabalho concilie com sua proposta curricular. Acreditamos que ensinar a ler e trabalhar com a leitura, é tarefa de todas as disciplinas, não apenas de Língua Portuguesa.

 Geografia: aproveite o fato de Chapeuzinho caminhar pela floresta e trabalhe a relação entre sociedade e a natureza: biodiversidade: paisagem, relevo, água; meio ambiente: preservação e degradação; formas de exploração dos trabalhadores do campo e da cidade; transformações dos espaços causadas por ações humanas; relações homem x natureza; problemas ambientais / soluções; o papel das tecnologias na sociedade; meio de transporte. Você poderá apresentar a imagem a seguir para dialogar com a turma, por exemplo, sobre as sensações que tiveram quando você apresentou a imagem; quais são os motivos para o desmatamento; o que tem acontecido com a natureza no ambiente em que os alunos moram; quais as diferenças entre as histórias de Chapeuzinho Vermelho e a imagem apresentada; como seria a história de Chapeuzinho Vermelho sem a presença da floresta; de quais maneiras podemos contribuir com o meio ambiente; quais são as florestas que mais sofrem a ameaça de desmatamento no Brasil e que tipo de vegetação existe neste lugar. Após investigar o que a turma já sabe sobre o desmatamento, acrescente algumas informações a respeito de nossos principais biomas florestais: Amazônia e Mata Atlântica. Sobre desmatamento no Brasil, veja:

Fonte: Sítio “Mundo educação”. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/geografia/desmatamento-no-brasil.htm>. Acesso em: 20 de out. 2013.
Fonte: Sítio “Brasil Escola”. Disponível em:
<http://www.brasilescola.com/brasil/o-desmatamento-no-brasil-uma-questao-historica.htm>. Acesso em: 20 de out. 2013.
Chapeuzinho
Fonte: Sítio: “Sustentamania”. Disponível em: <http://sustentamania.wordpress.com/page/21/>. Acesso em: 19 de out. 2013.

História: debate sobre a importância das pessoas que moram em diferentes países; atividades profissionais; grupos sociais; os tempos em diferentes espaços; ocupação e organização espacial através do tempo; diferentes culturas e civilizações. Você poderá, por exemplo, indagar à turma: o lugar apresentado na imagem já foi uma floresta. Em sua opinião, por que as árvores foram cortadas? Será que em outros tempos também havia desmatamento? Em que época o desmatamento começou a ser mais extenso no Brasil?

Língua Portuguesa: gênero textual; reescrita e reprodução de textos; aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão); comunicação oral (falar/ ouvir/ compreender/ interpretar/ escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário); variedades linguísticas faladas; diversidade de registros orais; uso de marcadores temporais nas narrativas. Exemplo de atividade a ser realizada:
Na imagem está registrado: “Você não quer contar esta história para seu filho, quer?” Que tal escrevermos um anúncio alertando as pessoas sobre os riscos que o desmatamento nos traz? Se você não trabalhou este gênero textual, poderá obter informações a este respeito utilizando o Sítio “Portal do Professor” nos endereços:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50922>. Anúncio: aprender a negociar e a produzir textos.
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49582>. Ler, escrever e pontuar.
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=733>. Como ler e produzir folhetos e cartazes informativos.
Acessados em: 20 de out. 2013.

Ciências:  alimentação; vegetais; origem dos alimentos; atitudes de preservação do meio ambiente; avanços tecnológicos; ações do homem no ambiente; tipos de solos; produção industrial (objetos e alimentos); matéria prima e transformação; órgãos do sentido, a partir das questões feitas por Chapeuzinho: [...]. Você poderá sugerir que a turma faça um estudo mais aprofundado sobre diferentes animais que vivem na floresta, inclusive do lobo guará (animal em extinção). Você poderá fazer uma ficha para os alunos preencherem a partir de suas pesquisas. Caso faça opção pelo uso da ficha, os alunos deverão copiar e preencher uma para cada animal que pesquisar. Sugerimos o seguinte modelo de ficha:
Nome:
Tamanho:
Cobertura do corpo:
Ambiente em que vive:
Alimentação:
Como nascem os filhotes:
Este animal está ameaçado de extinção?
Importante: Com o objetivo de trocar informações organize a turma para apresentação da pesquisa proposta.

Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas (confecção e interpretação); estatística; probabilidade; formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividade matemática oral e escrito; unidades de medidas (temperatura, tempo).

Temas transversais: pluralidade cultural, ética, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas e maquetes.

Ratificamos Ferreira, Rosa e Teles (2012, p. 17.) ao registrar que “a literatura também é repleta de informações acerca do mundo que nos cerca e também sobre as relações humanas. Neste sentido, propor que a literatura se integre ao ensino dos diferentes componentes curriculares não significa reduzir a leitura literária a um mero desencadeador temático de algum conteúdo escolar e sim aproveitar a densidade e riqueza do acervo literário para agregar conhecimentos e novos olhares sobre o que está sendo estudado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Callland de Sousa; TELES, Rosinalda. A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 16- 27, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 26 de jul. 2013.

Recursos Complementares
Sugestão de links para o aluno e o professor:
Fonte: Sítio: “Contando história”. Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/chapeuzinhovermelho.htm>. Acesso em: 20 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Historinhas para crianças”. Disponível em: <http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html>. Acesso em: 20 de out. 2013.

Sugestões de links para professores:
Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola” Literatura, muito prazer. Disponível em:
<http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-muito-prazer-584195.shtml>. Acesso em: 20 de out. 2013.
Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola” Reescritas de Chapeuzinho Vermelho. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/reescritas-chapeuzinho-vermelho-674405.shtml>. Acesso em: 20 de out. 2013.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática , 2002.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Avaliação
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento dos elementos que compõem uma narrativa. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: identificar elementos da narrativa: narrador, tempo, espaço, ação, personagens e sequência de fatos ordenados no tempo; ouvir, ler, escrever e recontar um conto; produzir texto com autonomia; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; localizar e inferir informações nos textos lidos; desenvolver atitudes favoráveis à leitura; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu desenvolver o prazer pela leitura e apreciar a escuta de histórias.




Referência


CARLETO, Eliana Aparecida. Contos para ler, refletir e escrever. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53459>. Acesso em: 22 Abr. 2014.





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